terça-feira, 11 de novembro de 2014

Ovo ajuda a emagrecer e deixa de ser tratado como vilão


por Mariana Bueno

O ovo é um dos alimentos mais perfeitos da dieta humana, por ser rico em nutrientesessenciais como aminoácidos, vitaminas e minerais, tendo como seu principal constituinte os lipídeos, presentes em grande quantidade na gema.

As proteínas e o ferro de apenas um ovo fornecem aproximadamente 10% das necessidades diárias do homem com atividade moderada, devido à alta disponibilidade dos minerais e o excelente valor biológico das proteínas. Quem afirma é a nutricionista Bethania Marinho Siqueira, da academia Probalance Care & Fitness.

Ovo engorda?

“Um ovo contém em média apenas 70 calorias, o mesmo que uma única bolacha recheada, ou uma fatia de pão de centeio. E o equilíbrio de seus nutrientes associado ao poder de saciedade das proteínas faz com que o ovo seja um grande aliado na perda de peso”, diz a nutricionista.

Por que o ovo ajuda na dieta?

Um bom momento para o consumo é o café da manhã. “Um café da manhã constituído de ovos, em comparação a um café da manhã de mesma composição sem ovo, induz melhor asaciedade e reduz a ingestão de energia a longo prazo, consequentemente, ajuda na perda de peso. Por ser uma boa fonte de colágeno, albumina, B6, B12, auxilia também no combate à flacidez”, afirma.

Benefícios do ovo à saúde

Bethania explica que os últimos estudos publicados sobre o ovo comprovam que uma pessoa saudável, sem histórico próprio ou familiar de colesterol elevado ou problemas cardiovasculares, pode ingerir um ovo por dia sem causar prejuízos à saúde.

Ao contrário do que muita gente acredita, a gema pode e deve ser consumida, pois possui alta fonte de colina, que atua diretamente no sistema nervoso central, auxiliando na memória e concentração. A forma de consumo também pode ser variada: cozido, quente, mexido, pochê... “Deve-se evitar somente a fritura, que acarreta o aumento de calorias, e também não consumi-lo cru, pois é grande o risco de uma intoxicação pela salmonela, micro-organismo que causa vômitos, diarreia, dores de cabeça, dentre outros sintomas”, diz.

Salmonela do ovo

Para prevenir a salmonela, a nutricionista recomenda comprar sempre ovos com casca limpa, não lavá-los antes de colocar na geladeira, não separar clara e gema com a própria casca e não deixar mais de duas horas em temperatura ambiente.

Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário